Sobre a Liga



Com o intuito de aprofundar-se nos estudos de temas em Patologia, um grupo de alunos da Faculdade de Medicina da UFC formou a Liga de Patologia - UFC, no ano de 2009. Os primeiros integrantes da Liga foram Bruno Ferreira, Maria Amélia Dantas Gadelha, Rafael Machado Mendes, Renato Viana e Rodrigo Lobato.

A Liga de Patologia da UFC é projeto de Extensão cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão (PREX) e vinculado ao Departamento de Patologia e Medicina Legal (DPML), contando com a colaboração de:

  • Prof. Livre Docente Dalgimar Beserra de Menezes (orientador)
  • Prof. Doutor José Telmo Valença Júnior (co-orientador)
  • Prof. Doutor Roberto Wagner Bezerra de Araújo (co-orientador)
  • Dr. Luciano Monteiro Franco (co-orientador)




O projeto realiza uma reunião semanal, às terças-feiras. Realiza ciclos de capacitações internas entre seus integrantes com os temas de Patologia Geral e Bases Morfológicas das Doenças. Objetiva ainda promover cursos com ênfase na área da Patologia. A Liga de Patologia da UFC também oferece aos seus integrantes a oportunidade de participar de necrópsias realizadas no Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), orientadas pelo Dr. Luciano Monteiro Franco. Além da participação em sessões clínico-patológicas promovidas pelo Prof. Dalgimar Beserra de Menezes no Hospital Geral de Fortaleza e na Faculdade de Medicina da UFC. O projeto oferece estágio concursado, voluntário, extracurricular, não remunerado e devidamente regularizado aos seus integrantes junto à Residência de Anatomia Patológica do Serviço de Patologia do HUWC/UFC, em que os acadêmicos acompanham residentes e preceptores do serviço, participando de atividades de necrópsia, macroscopia, microscopia e estudo dos casos e peças do serviço.


Desenvolve projetos no DPML e no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), com orientação de professores e médicos patologistas do serviço de Patologia da UFC.


Participa com outros projetos de extensão de eventos relacionados à Saúde (Dia Mundial da Saúde, Dia Mundial do Coração, Dia Mundial do Diabetes, etc). Desenvolve atividades com temas da Patologia, como distribuição de panfletos, orientações para a comunidade em eventos, palestras para conhecimento geral do público leigo, dentre outros.